No processo de soldagem TIG , a energia é produzida por um arco elétrico , que se forma entre o eletrodo não consumível e a peça a ser soldada. A temperatura gerada pelo arco permite criar um banho de fusão que une a peça ao metal de adição. Todo esse procedimento ocorre em um ambiente de gás inerte (argônio ou hélio), que protege a região onde ocorre a solda.
A soldagem TIG é amplamente utilizada , principalmente porque permite o controle do fornecimento térmico . Esse fator possibilita sua utilização em diferentes situações . Por exemplo, soldagem de tubos e folhas de diferentes espessuras ou reparar e manter vários metais , incluindo ligas de alumínio , níquel , cobre e magnésio .
5 principais benefícios da soldagem TIG
- Não gera respingos , tornando todo o processo mais limpo e seguro;
- Pode ser utilizado na soldagem da maioria das ligas e metais , bem como de materiais muito finos, pois possibilita o controle de temperatura ;
- Permite obter resultados de grande qualidade e com bons acabamentos ;
- A probabilidade de defeitos é extremamente baixa ;
- Pode ser soldado em qualquer posição , facilitando o trabalho do soldador
Treinamento de Soldagem TIG
Sendo o processo de soldagem TIG tão utilizado, é fundamental que os profissionais desta área apostem na formação . Além disso, as empresas devem garantir que seus soldadores mantenham as técnicas e conhecimentos atualizados.
Pensando em ambos, costumamos oferecer cursos de Soldagem TIG para diferentes níveis de conhecimento e aprendizagem.