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Como desenvolver a inteligência emocional?

capacidade de perceber e gerenciar suas próprias emoções, bem como a capacidade de reconhecer e compreender as emoções dos outros. O Dr. Steven Stein, psicólogo clínico e fundador e diretor executivo da Multi-Health Systems (MHS), distingue cinco áreas principais que devemos promover para nos tornarmos emocionalmente inteligentes: nossa habilidade de reconhecer nossas emoções, nossa habilidade de expressar nossas emoções, nossa habilidade de controlar impulsos, nossa habilidade de administrar o estresse e nossa habilidade de desenvolver relacionamentos.

Essas habilidades se combinam para criar pessoas emocionalmente inteligentes que podem tomar decisões informadas sobre suas respostas emocionais e as respostas emocionais dos outros, em vez de confiar demais na emoção ou eliminar a emoção da tomada de decisão por completo. A inteligência emocional promove empatia , criatividade , flexibilidade, resiliência e muito mais. Por sua vez, o EQ permite que sua organização, sua equipe e você mesmo sejam colaborativos, inovadores e autênticos em meio a situações desafiadoras e incertas.

A inteligência emocional promove empatia, criatividade, flexibilidade, resiliência e muito mais.

Sem colaboração, a produtividade chega a uma parada brusca. No local de trabalho remoto, as organizações precisam de equipes que possam se unir, embora nunca fisicamente se reúnam, para encontrar soluções e manter a bola rolando. Por exemplo, a Zappos enfatiza a importância da colaboração e da capacidade de trabalhar em equipe na cultura de sua empresa. Seu site descreve seu valor central de construir uma equipe positiva e espírito familiar : “Os melhores membros da equipe assumem a responsabilidade pelos problemas e colaboram com outros membros da equipe sempre que surgirem desafios. Os melhores membros da equipe têm uma influência positiva uns sobre os outros e em todas as pessoas que encontram. ” Os membros da equipe emocionalmente inteligentes estão abertos às ideias de seus colegas, e as culturas emocionalmente inteligentes incentivam os membros da equipe a falar e compartilhar suas próprias soluções.

“A opinião de cada pessoa é importante. A opinião de cada pessoa enriquece a conversa ”, diz Moore. Portanto, a capacidade de perceber quando você está dominando a conversa para permitir que outras pessoas participem ou reconhecer quando você está se impedindo de compartilhar devido ao medo ou ansiedade demonstra inteligência emocional e incentiva a colaboração.

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Além de promover a colaboração, a inteligência emocional prepara nosso cérebro para a inovação. Quando você começa a considerar como os outros vêem uma situação e suas reações às suas próprias emoções, você entra “naquele modo questionador e aberto”, diz Swift – o que é ótimo para a criatividade. Conectar as emoções das pessoas ao nosso redor com suas ações e reações nos permite praticar fazer conexões também em outras situações.

Freqüentemente, nos vemos mais necessitados de inovação quando confrontados com mudanças. Nos tempos de rápida mudança em que vivemos, inovação e adaptabilidade andam de mãos dadas. Em sua declaração de valores essenciais, a Zappos reconhece a necessidade de uma força de trabalho adaptável, afirmando: “Todos nós devemos aprender não apenas a não temer a mudança, mas a abraçá-la com entusiasmo e, talvez ainda mais importante, a incentivá-la e impulsioná-la … A mudança pode e virá de todas as direções. É importante que qualquer pessoa, em qualquer lugar da organização, seja um sensor para mudanças significativas. ” EQ permite flexibilidade e adaptabilidade, pois os membros da equipe emocionalmente inteligentes são proficientes em reconhecer e se adaptar às necessidades dos outros.

“Você pode ter todas as habilidades difíceis do mundo, mas se não tiver [inteligência emocional], não será tão eficaz usando essas habilidades difíceis”, diz Moore. Talvez você seja um desenvolvedor de software impressionante, mas bloqueia as idéias dos outros. Talvez você esteja ganhando seis dígitos por ano na diretoria, mas seu pessoal tem medo de você e a produtividade diminui porque eles hesitam em procurá-lo quando surgem problemas. Organizações emocionalmente inteligentes reconhecem que estão perdidas sem seu pessoal.

As empresas sabem que colaboração e inovação são essenciais para atingir os objetivos de negócios. No entanto, eles podem esquecer o ingrediente principal: inteligência emocional. Incorpore inteligência emocional na cultura de sua empresa, enfatizando empatia, honestidade, criatividade e individualidade, e observe a colaboração, inovação e autenticidade transformarem seu negócio. Para obter informações e recursos sobre o desenvolvimento de uma cultura empresarial que apoie a inteligência emocional